Se faltou paciência, é porque faltou amor

31969841_1029919577163032_2720567422137401344_n

“Se faltou paciência, é porque faltou amor.”

Essa foi a frase que veio como uma voadora com os dois pés no meu peito durante a homilia deste último Domingo.
Refleti sobre ela e só pude concordar e me arrepender por todas as vezes que me faltando amor no pensar e nos agir, faltou-me também a paciência…

Não é que não amemos os nossos filhos, quando nos falta paciência. Mas, é certo que faltou agir com mais amor.
A impaciência vem, nós gritamos, exageramos, e, geralmente, não resolvemos o problema.
Eu já escrevi aqui que toda vez que eu perco a paciência é porque EU não fui capaz de lidar bem com a situação, seja por ter relaxado na rotina ou por ter tentando empurrar as coisas com a barriga. E os filhos não funcionam como animais ou coisas, que entram e saem ou ligam e desligam quando queremos.
Eles precisam de atenção, carinho, amor e compreensão.

Se depositamos amor em todas as situações não há frustrações.

A rotina preparada com amor, o alimento temperado com amor, o colo disposto com amor, o amparo do choro com amor, a compreensão das crises com amor; se houver amor, há paciência, porque o amor faz com que não nos frustemos com as pequeninas almas que necessitam de nós.

Quem educa com amor, tem paciência, pois é preciso ter paciência para criá-los para o céu.
Por que perdemos a paciência quando eles nos chamam demais e querem colo? Será que que a louça suja era mais valiosa naquele momento?
É preciso ter paciência com eles, ter paciência com nós mesmas e nossas condições.
Se é preciso dar colo agora, paciência… dê o colo.
É preciso trocar a fralda de novo, logo agora?
Paciência… troque, é o que seu filho precisa neste momento.
Podemos oferecer cada pequeno sacrifício a Deus, depositando em tudo muito amor. Certamente, seremos mais felizes e evitaremos muitos momentos de impaciência.

Obrigada, Pe Go, pelas sábias palavras.

 

Deixe um comentário